Quando Jesus tinha 12 anos foi com os pais a Jerusalém para a festa da Páscoa. Deveria ter retornado para casa assim que os dias de festa acabaram. Mas aconteceu um imprevisto: Jesus, sem que os pais soubessem, ficou no Templo. Os pais, aflitos, procuravam Jesus, e o encontraram depois de três dias.

Maria o repreendeu: “Filho, por que fez isto? Olha que seu pai e eu andávamos aflitos à sua procura”. Ele respondeu: ” Por que me procurava? Não sabia que eu poderia estar na casa de meu Pai?”.  Maria e José não compreenderam essa inesperada resposta e voltaram para Nazaré. O que é que Jesus terá dito aos pais pelo caminho? O que se sabe é que Maria estava atenta, guardava tudo no seu coração. E São Lucas também afirma que Jesus era submisso aos pais.

A adolescência é considerada uma fase da vida nem sempre fácil. Há quem passe pela adolescência com toda a serenidade, mas também há jovens que têm dificuldades na passagem da infância para a idade adulta. Cada família é diferente e cada adolescente é um caso único. Pedimos a proteção de Maria, aquela que se afligiu com o filho, do mesmo modo que a maioria das famílias se aflige com os filhos atualmente.

Oração

Maria de Nazaré,

a Senhora sentiu a aflição da perda de um filho de 12 anos,

nem sempre entendeu certamente suas atitudes.

Ajudai os pais das crianças e dos adolescentes de hoje a serem

sábios educadores com a palavra e o exemplo.

Maria de Nazaré, rogai por nós.

 

Fonte: Livro Maio com Maria. Pedrosa Ferreira. Edições Loyola.

Anúncios